Banda de Alcochete

Loading...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Banda de Alcochete nas Festas do Barrete Verde e das Salinas - 2010

A edição de 2010 das Festas do Barrete Verde e das Salinas de Alcochete, vai contar, como é da praxe, com a presença da nossa Banda.

Destaque para os seguintes eventos com a participação da Banda da
 Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898

Abertura oficial das festas e recepção aos convidados-  frente à Sede do Aposento do Barrete Verde
- 06 de Agosto  - 17h00

Cerimónia do hastear das bandeiras  - Largo Barão de Samora Correia
- 06 de Agosto - 18h00

Corridas de Toiros - Praça de Toiros de Alcochete
- 06 de Agosto - 22h00
- 08 de Agosto - 18h00
- 10 de Agosto - 22h00
- 12 de Agosto - 22h00

Procissão em honra de Nossa Senhora da Vida
- 08 de Agosto - 21h30

Concerto integrado na homenagem às figuras em destaque nas festas de 2010
- 08 de Agosto - 22h30

Cerimónia do arrear das bandeiras - Largo Barão de Samora Correia
- 13 de Agosto - 01h00

Tiago Menino, primeiro clarinete da Banda, alcança prémio em concurso internacional

No passado dia 17/07/2010, Tiago Miguel Labreco Menino, um jovem de 23 anos, participou no Concurso Internacional de Música organizado pelo Conservatório de Música de Évora e pela associção Eborae Música, alcançando o 3º Prémio na 3ª categoria (até 25 anos), Mensão Honrosa que será exibida em gravação para a Antena 2 no próximo mês de Outubro.
Trata-se de um músico promissor da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, onde tem vindo a acumular um vasto curriculum como primeiro clarinetista. Entrou na Escola de Música da Sociedade aos 10 anos de idade em 1998 tendo elegido o clarinete como o seu instrumento de aprendizagem, apresentando-se desde 2001 como primeiro clarinete e solista da Banda.
Neste concurso, que contou com 18 participantes, entre os quais um espanhol e um chinês, foi executada uma peça obrigatória para todos os concorrentes e duas facultativas.










sábado, 10 de julho de 2010

ALCOCHETE ASSISTE A MAIS UM CONCERTO DE EXCELÊNCIA

Realizou-se, no passado dia 04 de Julho de 2010, no Fórum Cultural de Alcochete, o 2º concerto dirigido pelo Maestro americano Mitchell J. Fennel.

O Maestro, que pelo segundo ano consecutivo aceitou o convite da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 para dirigir a sua Banda, brindou-nos com a escolha de um repertório de qualidade e excelência bem ao nível do que a nossa banda já nos habituou.

As peças apresentadas foram um estímulo não só para os ouvintes como também para os músicos que se esmeraram, provando, mais uma vez, o seu grau de profissionalismo.

O Maestro residente, António Menino, dirigiu a peça Yiddish Dances, de Adam Gorb, uma das peças apresentadas no Concurso Internacional de Bandas de Vila Franca De Xira.

Destaque para a peça Concerto para dois Clarinetes, de F. Mandelsson, onde participou como solista o Maestro António Menino em conjunto com o Professor Luís Gomes, demonstrando ambos elevado nível performativo, contribuindo para o sucesso impar deste concerto.

No fim não faltou um Pasodoble, fora do programa, que o Maestro Fennell fez questão de dirigir de improviso, levando ao rubro o público exigente que segue sempre de perto as realizações da sua Banda!

Foi com emoção que o Maestro Fennell se dirigiu ao Maestro António Menino, depois do concerto, dizendo-lhe: "Não existe melhor banda nos Estados Unidos da América, capaz de fazer o que a Banda de Alcochete fez em 3 dias!"

A Direcção da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 felicita todos os intervenientes neste concerto e destaca o facto de a Banda de Alcochete ainda não ter repetido um repertório desde o inicio deste ano nos 4 concertos em que se apresentou, o que denota um esforço acrescido por parte dos executantes e uma vontade constante de fazer sempre mais e melhor!

A nossa Banda está de parabéns!


                                                                                                                                         A Direcção